Investigar, a partir de um levantamento de obras, artistas, teorias e de processos laboratoriais de experimentação e criação, questões teóricas e técnicas cuja centralidade seja a construção dramatúrgica e seus dispositivos ligados à temporalidade e corporeidade dançante. O suporte teórico principal a ser utilizado se refere à ontologia da diferença desenvolvida pelo filósofo Gilles Deleuze; e com ele, outros pesquisadores com análises próximas e afins.
-CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DO CORPO EM CENA
Área Predominante: Linguística, Letras e Artes; Artes
Projetos de Extensão:
-DANCE, UMA CONVERSA
Este projeto tem por objetivo dar continuidade ao trabalho desenvolvido por mim a partir da pesquisa selecionada pelo Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza, no ano 2012. Trata-se de um mergulho teórico e de pesquisa de campo, com quatro jovens coreógrafos, cuja relação será mediada pela investigação do gesto, movimento e ritmo, contribuindo para a discussão sobre as questões centradas nas subjetividades e singularidades da corporeidade dançante. A centralização do projeto está na invenção da cena a partir desses elementos singulares, que fazem parte do estado de corpo de cada intérprete-pesquisador.
-PROJETO IMPROVISA
O projeto Improvisa tem por objetivo investigar a improvisação como potencialidade de criação em dança, através da realização de encontros de improvisação e sessões de estudo/pesquisa artística. Compreendendo que as práticas improvisacionais compõe tanto a percepção do movimento dançado, quanto o desdobramento de recursos para configurações cênicas. As proposições do projeto estão relacionadas à invenção da cena e ao estudo das elaborações técnicas perpassadas pela improvisação na criação em dança.
Áreas de Interesse: Dança contemporânea
Dança e filosofia
Arte e cidade
História do corpo
Corpo e linguagem
Corpo e estética.
Universidade Federal do Ceará
Instituto de Cultura e Arte (ICA)
Fone (85) 3366-9223
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